CICA significa, Conselho de Igrejas Cristãs em Angola. Foi fundado a 24 de fevereiro de 1977, com a designação de CAIE, Conselho Angolano de Igrejas Evangélicas. O CICA é uma rede de Igrejas cristãs que, por convicção própria, decidiram viver juntos a fé cristã e ao mesmo tempo cooperam para o progresso da obra de Deus em Angola.
Ao longo da sua existência, o CICA conquistou a confiança das pessoas que serve e demonstrou maturidade aos países da sub-região da África austral, a toda a África e ao Mundo em geral com que coopera. Trabalha com organizações nacionais e internacionais, na procura do bem-estar espiritual, emocional e social dos angolanos.
O órgão administrativo do CICA tem a sua sede em Luanda. Atualmente possui 4 (quatro) Centros Ecumênicos, onde Igrejas e organizações civis direcionam seus estudiosos para serem capacitados em diversas áreas. Os Centros também organizam reuniões para estudos e troca de experiências.
Os Centros estão localizados nas províncias de:
Luanda - Centro de Formação e Cultura (CEFOCA),
Benguela - Lobito - Centro Ecuménico do Lobito (CEL),
Huambo - Centro de Desenvolvimento Rural (CEDER),
Huila - Centro de Humpata, que está em construção.
OBJETIVOS
Desenvolver e estreitar a cooperação entre as Igrejas cristãs em Angola, no domínio da Evangelização, Formação Pastoral (educação teológica), Serviço Social, Comunicação e Informação, Saúde e em outros domínios em que a cooperação se oferecer.
Assegurar e desenvolver a unidade na diversidade das Igrejas em Angola.
Servir de elo de ligação entre os seus membros constituintes e outras Organizações Cristãs Nacionais e Internacionais.
Servir de intérprete e elo de ligação entre os seus membros representativos e o Estado nas questões de domínio geral, sempre que necessário.
ESTRUTURAS
Assembleia Geral
A Assembleia Geral é o órgão legislativo e deliberativo do CICA. Reúne-se duas vezes por ano, em reuniões ordinárias e em reuniões extraordinárias, sempre que necessário, a pedido do Comité Executivo. É presidido por uma Direção de Funcionários eleita pela Assembleia Geral e é composto pelo Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral e dois Secretários de Acta.
Comité Executivo
É o Órgão que durante o interregno das Assembléias, assume a superintendência do Órgão Administrativo do Conselho. Reúne-se duas (2) vezes por ano, sob direcção do Presidente, Vice-Presidente da Assembleia Geral, Secretário-Geral, Secretários para as Actas, Representantes Legais das Igrejas e Instituições e os membros do Secretariado Geral.
Secretariado-Geral
É o órgão administrativo que executa os programas aprovados pela Assembleia Geral do CICA. É gerido pelo Secretário-Geral eleito pela Assembleia Geral para um mandato de cinco anos, renovável uma única vez. Directores dos Departamentos e Secretários Executivos fazem parte da Secretaria-Geral, que são responsáveis pela implementação dos programas dos Departamentos e Secretarias Executivas do CICA.
SECRETARIADOS PROVINCIAIS
Nas províncias, o CICA é representado pelos Secretariados Provinciais, formados pelas igrejas membro do CICA baseados em cada Província. Os Secretariados Provinciais possuem Subcomissões correspondentes dos Departamentos da Secretaria-Geral do CICA, sob coordenação de um Moderador eleito.
PRINCIPAIS PROGRAMAS
Evangelismo e Cooperação
Formar e equipar líderes das Igrejas para a Evangelização
Estudar com os líderes das Igrejas as políticas de Cooperação a serem desenvolvidas entre as Igrejas e outros atores eclesiásticos e sociais
Assistência e Desenvolvimento Social
Treinar e equipar os líderes da Igreja e da comunidade para o bom benefício dos recursos locais
Estabelecer a cooperação com agências de desenvolvimento nacionais e internacionais para reabilitação e desenvolvimento comunitário
Educação Teológica
Abrir cursos intensivos para a formação e modernização de conhecimentos e técnicas dos líderes da Igreja
Justiça, Paz e Reconciliação
Capacitar líderes da Igreja e da comunidade em Advocacia e Técnicas de Resolução de conflitos;
Cooperar com instituições que lidam com questões de Justiça, Direitos Humanos e Democracia
Promoção dos valores morais e cívicos
Formação (Técnica e Profissional)
Criar escolas de formação técnica e profissional
Desenvolver iniciativas para a implantação da Universidade Protestante em Angola
Comunicação
Estabelecer a rede ecuménica de informação
Saúde / IVH-SIDA, Malária
Estabelecer a rede de saúde dos serviços médicos das Igrejas
Desenvolver iniciativas e combater o IVH-SIDA, o recuo da malária, tripanossomíase e outras endemias
Educação comunitária sobre Higiene e Saneamento Básico
Mulher e Juventude
Desenvolver políticas que promovam a integração social, política, cultural e económica da mulher e da juventude.
Administração e Gestão Financeira
Formar os líderes na área da administração
Formar os líderes em assuntos de gestão financeira - Refrescamento dos conhecimentos das novas normas contabilísticas