Estrutura organizacional

O CICA tem a seguinte estrutura:

  1. Assembleia Geral

    A Assembleia Geral é a autoridade Suprema do CICA. É o órgão de concepção, orientação e decisão.
    Reúne ordinariamente de dois em dois anos e em reuniões extraordinárias a pedido do Comité Executivo. É presidida por um colégio de Oficiais eleitos pela Assembleia Geral e é composto pelo Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral e dois Secretários de actas.
  2. Comité Executivo

    Órgão que assume os interregnos da Assembleia Geral. Abre concurso e aprova a nomeação dos Directores dos Departamentos e Secretários Executivos do Conselho. Reúne duas vezes por ano e dele fazem parte o Presidente, o Vice-presidente da Assembleia Geral, o Secretário Geral, os Secretários de Actas, Representantes Legais das Igrejas e Instituições e os membros do Secretariado Geral.
  3. Secretariado Geral
    É o aparelho administrativo que executa os programas aprovados pela Assembleia Geral do CICA. É dirigido pelo Secretário Geral eleito pela Assembleia Geral para um mandato de cinco anos renovável uma única vez. Fazem parte do Secretariado Geral os Directores dos Departamentos e Secretários Executivos, que se ocupa, na execução dos programas dos Departamentos e Secretariados Executivos do CICA.
  4. Comissões Ecuménicas de Cooperação

    Nas províncias, o CICA está representado pelas Comissões Ecuménicas de Cooperação, formadas pelas Igrejas membros do CICA existentes em cada Província. As Comissões Ecuménicas de Cooperação possuem sub-comissões correspondentes dos Departamentos do Secretariado Geral do CICA, sob coordenação de um moderador eleito entre as Igreja constituintes, para cumprir um mandato de dois anos, renovável uma única vez.