CICA: Programa de Monitoria Social trabalhou no Zaire e Uige

Nova imagem (2)

Após o lançamento dos relatórios ligados a Avaliação Participativa da Pobreza, a direcção do programa de Boa Governação e Monitoria Social do CICA trabalhou no mês transacto (julho) nos Municípios de Mbanza Kongo e Negage, respectivamente pertencentes as Províncias do Zaire e Uige.

A irmã Ester Chilombo José, Assistente de projecto do Programa de Boa Governação e Monitoria Social liderou a equipa que trabalhou na implementação prática das ferramentas aprendidas ligadas à recolha de dados no cumprimento da monitoria do Programa de Investimentos Públicos (PIP) e Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate a Pobreza (PMIDRCP) para o ano 2017.

A formação da equipa municipal de Mbanza Congo que consistiu na revisão da ficha de monitoria social, recolha de dados e a matéria ligada a monitoria da qualidade de serviços,  foi facilitada pelo coordenador local, irmão Lázaro Dongo e a irmã Lucinda Miguel, este ultimo, membro da direcção nacional do projecto.

Na sessão decorrida de 12 a 13 de Julho, os monitores foram munidos com matéria de recolha de informação da qualidade de serviços nos sectores da educação, saúde, planeamento e finanças, administração e cultura, habitação, energia, estrada e transporte. 

De acordo com a irmã Ester José, a nova ferramenta que está sendo implementada serve de mais um subsidio ao trabalho de monitoria social e servirá para avaliar com maior precisão como estão a ser administrados os serviços após a sua entrega aos beneficiários.

No mesmo Município, a equipa do CICA recebeu da delegação da educação, informações ligadas ao funcionamento daquele importante sector de ensino e também visitou 9 projectos das obras do Programa de Investimentos Públicos (PIP).

Dando sequência ao trabalho, a direcção nacional viajou para Província do Uige precisamente no Município de Negage, onde durante quatro dias deu-se continuidade das mesmas acções que tiveram lugar no Município de Mbanza Kongo.

Em Negage além da monitoria social das cinco obras seleccionadas do PMIDR e Combate a Pobreza, foram igualmente monitoradas cinco do PIP. No decorrer deste processo, a equipa Municipal esteve dividida em quatro subgrupos que realizaram a monitoria da qualidade dos serviços no sector da cultura, planeamento e finanças, educação e saúde.

Na ocasião, os monitores manifestaram o ensejo de continuar com o trabalho e afirmaram estar mais capacitados com a formação recebida pelo facto de adquirirem novas ferramentas de monitoria social e da qualidade de serviços.

Recorde-se que, naquela visita integraram a delegação do Programa de Boa Governação e Monitoria Social do CICA as irmãs e irmãos, Joana Vemba, Lucinda Miguel, Mateus Augusto, Timoteo João, Catarina Ngunza e Elisa Quilende, essas duas, estagiárias provenientes da Africa University do Zimbabwe bem como o Oficial de Programas da NCA (Ajuda da Igreja Norueguesa/ Norwegian Church Aid/), Nelson João.

Um dos projectos visitados das obras ligado ao PIP

Um dos projectos visitados das obras ligado ao PIP

 

 

Sem comentário

Adicionar um comentário