Revº Chipesse realça o papel do profeta

????????????????????????????????????

O Secretário Geral Emérito do CICA e da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), Revº Dr Augusto Chipesse realçou o papel do profeta na sociedade por ser a pessoa que anuncia a mensagem salvífica do Senhor.

Ao dissertar o tema “A voz profética em tempos de transição”, o orador levou a sua audiência a reflectir profundamente sobre os desafios da Igreja numa sociedade em transição já que avizinha-se o dia 23 de Agosto, data em que os angolanos com um único voto vão eleger o novo presidente da República, seu Vice e os deputados à Assembleia Nacional.

O Pastor Chipesse começou por definir etimológicamente a palavra profecia o que significa “Pro=Antes ou em nome de” e “Fecia=acção de falar ou comunicar”, ao que resulta em transmitir a mensagem sobre o que vai acontecer ou falar antes do acontecimento.

Aquele teólogo chamou atenção ao afirmar só pode ser profecia o que alerta sobre um determinado acontecimento e não limitar apenas nas denúncias. “isto não é profecia”.

De acordo com as suas palavras, as denúncias sobre uma situação social ou outra, pode não ser profecia. “A denúncia deve ser acompanhada com a voz profética sobre o que vai acontecer; as consequências entre outros males e que pode trazer a desunião do povo o que não agrada a Deus”.

O Revº Chipesse defende também que a profecia deve naturalmente anunciar a harmonia, perdão, tolerância, reconciliação, justiça, progresso na unidade e tudo que edifica.

O pastor ou todos que proclamam o Evangelho da Salvação no seu dizer, são considerados de profetas pelo simples facto de anunciar a mensagem salvífica.

Quanto ao actual momento que o país vive de transição, aquele pastor que é também membro do Comité Central do Conselho Mundial de Igrejas aconselha os cristãos a exercer o seu direito de cidadania. “Os membros da Igreja são livres de eleger por meio do voto secreto os futuros líderes do país”.

Para ele, no actual momento da campanha eleitoral, nenhum membro deve trazer na Igreja símbolos do seu Partido politico e qualquer pastor que deseja envolver-se nos cargos políticos deve pedir sua licença do ministério divino.

De acordo com a Bíblia, o Reverendo reconhece que as autoridades governamentais foram instituidas por Deus e no Novo Testamento temos vários exemplos como a Igreja deve relacionar-se com os governantes.

Já que a Igreja é confundida como sendo uma ONG (Organização Não Governamental), o orador encoraja a formação espiritual através da evangelização sendo a principal missão da Igreja na sociedade. “As acções sociais que são importantes muitas vezes tira o mérito do papel principal da Igreja”, reconheceu.

À laia de conclusão, o Revº Chipesse elogiou o trabalho da Secretária Geral do CICA que tem estado a acompanhar a distância sobretudo pelos esforços na procura da unidade focal.

Pastores retiram-se para a pausa café

Pastores retiram-se para a pausa café

Revª. Deolinda e o 3º Secretário Geral Emérito

Revª. Deolinda e o 3º Secretário Geral Emérito do CICA

 

Sem comentário

Adicionar um comentário